I. A metodologia de avaliação de riscos compreende 05 (cinco) etapas. A terceira etapa é a análise das vulnerabilidades, que consiste em analisar os recursos que existem para responder à ameaça.
II. Uma guarnição policial militar foi empenhada via rede-rádio pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) a fim de atender a uma ocorrência de roubo à mão armada a padaria em seu setor de patrulhamento. Durante o deslocamento, os integrantes da guarnição planejaram como poderão atuar na ocorrência, procurando vislumbrar possíveis abrigos, a necessidade de solicitar apoio de outras viaturas e também a provável rota de fuga dos agentes do roubo. No referido deslocamento para a padaria, o estado de prontidão adequado para os militares da guarnição empenhada pelo COPOM é o estado de alarme, caracterizado pela cor vermelha.
III. Um Tenente PM, ao realizar um Estudo de Situação com os integrantes de seu pelotão, utilizou a situação exposta na Assertiva II para avaliar como seus comandados atuariam ao chegar em frente à padaria. De acordo com o oficial, os componentes da guarnição, ao chegarem ao local e perceberem que um dos autores do roubo acabara de efetuar um disparo de arma de fogo, deveriam operar no estado de alarme, procurando, tais componentes, responder a ameaça utilizando-se de 03 (três) etapas, quais sejam identificar, decidir e agir. O oficial está correto em suas orientações.
IV. Quanto às possibilidades de uso ou emprego de armas de fogo, na Posição 2 a arma deve estar em guarda-baixa.