A reportagem do Jornal Estado de Minas ―Antártica e Amazônia: a delicada interação entre o gelo polar e a maior floresta tropical‖ de 02/04/2014 relata que:
“É difícil imaginar que a Antártica, a maior massa de gelo do planeta, possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.”
Assinale a alternativa CORRETA: as interações são efeito de um processo atmosférico marcado pela:
a) Massa Polar Atlântica, que exerce influência em todas as regiões brasileiras. Por ser natural de áreas de altas latitudes, é fria e úmida. Com forte atuação no inverno, provoca chuvas frontais (frentes frias) em todo o litoral, até a Região Nordeste. É responsável pela queda acentuada de temperatura e pode ocasionar geadas no Sudeste, neve na Região Sul e o fenômeno da friagem na Região Norte e na Planície do Pantanal.
b) Massa Tropical Atlântica ou massa tropical marítima. Atua no litoral desde o Nordeste até o Sul do país. Originária no sul do Oceano Atlântico, é quente e úmida, atua quase o ano todo e pode provocar chuvas.
c) Massa Equatorial Continental. Influencia todo o território brasileiro, ao deslocar calor e umidade e provocar instabilidade. Vinda do oeste da Amazônia, onde provoca chuvas diárias no verão e no outono, pode atingir outras regiões brasileiras, e trazer chuvas no verão.
d) Massa Tropical Continental. Atua nas áreas do interior das regiões Sudeste e Sul e na Região Centro-Oeste. Originária da Planície do Chaco, ocasiona períodos quentes e secos.