I – Área de segurança é a área na qual a Polícia Militar tem o domínio da situação, não havendo, presumidamente, riscos à integridade física e à segurança dos envolvidos. É o espaço onde o policial militar deve, primeiramente, se colocar durante a intervenção, evitando se expor a perigos desnecessários.
II – Considera-se preparo mental o processo de pré-visualizar os prováveis problemas a serem encontrados em cada tipo de intervenção policial-militar e ensaiar mentalmente as possibilidades de respostas. Essa antecipação desencadeia um conjunto de alterações fisiológicas e psicológicas, colocando o policial militar num estado de prontidão que ampliará sua capacidade de resposta a cada situação.
III – O pensamento tático é norteado pelo quarteto: área de segurança, área de risco, ponto de foco e ponto quente.
IV – No processo de abordagem policial, considera-se Intervenção nível III, aquela adotada nas situações em que há certeza do cometimento da infração, caracterizando ações repressivas. Neste caso, a avaliação de riscos indica a iminência de algum tipo de agressão (Risco de nível III e estado de alarme Vermelho). Os policiais militares deverão estar prontos para o emprego de força, quando assim a situação exigir, sempre com segurança, e observando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.
Estão CORRETAS as assertivas: