I. Preparo Mental é o processo de análise do cenário da intervenção policial-militar (leitura do ambiente). Consiste em mapear as diferentes áreas do “teatro de operações” em função dos riscos avaliados, identificar perímetros de segurança para atuação, priorizar os pontos que exijam maior atenção e tentar interferir no processo mental do agressor, limitando sua ação.
II. Considera-se nível de Intervenção III, aquelas em que há certeza do cometimento da infração, caracterizando ações repressivas. Neste caso, a avaliação de riscos indica que existe indício de ameaça à segurança (do policial militar ou de terceiros). Assim, o policial militar deverá manter-se em condições de respondê-la. Neste tipo de intervenção, podem ser realizadas buscas em pessoas, veículos ou edificações, pois as equipes envolvidas iniciam suas ações com algum risco já conhecido (indício) e o policial militar deverá estar pronto para enfrentá-lo.
III. No Estado de Alerta, o policial militar detecta um problema e está ciente de que um confronto é provável. Embora ainda não haja necessidade imediata de reação, o policial militar se mantém vigilante, identifica prováveis riscos que exijam uso da força e calcula o nível de resposta adequado. É representado pela cor laranja.
IV. A Avaliação de Riscos possibilita o uso de técnicas e táticas adequadas às diversas formas de intervenção policial. Para cada nível de risco determinado, haverá condutas operacionais pré-estabelecidas como referência para a ação policial-militar, cabendo-lhe selecionar os procedimentos mais adequados a cada situação.
Estão CORRETAS as assertivas: