No dia da ocorrência, de acordo com as informações fornecidas pelo tripulante, após sobrevoar a área mais distante e confirmar as condições favoráveis, ele direcionou a aeronave para a base Ana Dias. O trajeto escolhido para o regresso, passava em sua maior parte por terreno montanhoso, coberto em quase sua totalidade por mata fechada, na região conhecida como Serra dos Itatins, município de Itariri, SP. Ao aproximar-se do final da Serra dos Itatins, voando a baixa altura, cerca de 500 ft acima do nível do solo (AGL), o piloto informou ter sido surpreendido por uma corrente de vento descendente. O tripulante aplicou potência máxima, mas isso não foi suficiente para impedir a perda de altura. Informou, ainda, ter verificado os instrumentos do motor e não ter detectado qualquer anormalidade.
(Disponível em: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/PTOST_08_02_2020_AC..pdf. Acesso em: 27 nov. 2021).
Um fenômeno meteorológico característico de regiões montanhosas que pode inclusive provocar precipitações (chuvas) e que descreve os ventos informados pelo piloto pode ser esquematizado conforme a figura a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA: este fenômeno pode ser descrito como: