14229
Doutrina Operacional > Norma desatualizada - Caderno doutrinário 01 > Questão desatualizada > CESP - 2019
As posições de contenção, que são posturas que deverão ser adotadas pelo abordado na busca pessoal minuciosa, objetivam a garantia de segurança aos policiais militares e a eficiência da revista, o que pode variar de acordo com o nível de risco e o ambiente. Nesse sentido, com relação às posições de contenção previstas no Caderno Doutrinário 2, aprovado pela Resolução nº 4.151, de 09 de junho de 2011, marque a alternativa CORRETA:
a) Na posição de contenção 2 (abordado em pé, com apoio) o PM Verbalizador determinará que o abordado caminhe até uma superfície vertical (paredes, muros, etc.) e fique de costa para ela, com as pernas abertas e afastadas, braços abertos.
b) Na posição de contenção 1 (abordado em pé, sem apoio) será empregada quando não houver apoio para o abordado encostar as mãos. Nesta abordagem, na fase de verbalização, o PM Verbalizador deverá se identificar como policial militar e determinará: que o abordado coloque as mãos sobre a testa; que entrelace os dedos; que se vire de costas; e que abra as pernas.
c) Na posição de contenção 3 (abordado de joelhos) é indicada quando o número de abordados for maior do que o número de policiais militares e quando o abordado se apresentar cooperativo e submisso, obedecendo as ordens emanadas pela equipe de militares.
d) A posição de contenção 4 (abordado deitado) é indicada para os casos em que o abordado apresente potencial perigo para a equipe policial. Dessa forma, na fase de revista, o PM Revistador, com a arma na mão pronta para uso, deverá se aproximar pelo lado em que o abordado não estiver olhando e certificará sobre a existência do fato motivador da abordagem.