I- O Gestor do Incidente Crítico, por ser um Oficial de Unidade Especializada de Polícia (BOPE), é o responsável pela tomada de decisões na gestão de um incidente crítico visto que ele detém todo o conhecimento dos planejamentos elaborados pelas equipes táticas.
II- “O que aconteceu?”, “Quem está envolvido?” e “O que podemos fazer?” são exemplos de informações importantes para o processo de planejamento e tomada de decisão sendo necessário que o Primeiro Interventor e o Controlador do Incidente ajudem no levantamento dessas e de outras informações conforme demonstrado na instrução.
III- São exigências para a intervenção em um incidente crítico de segurança pública de natureza policial: a) logística apropriada; b) conhecimento dos protocolos operacionais e; c) capacitação, formação e educação continuada.
IV- Para a divulgação de informações para a imprensa deve-se ser simples e objetivo evitando-se a especulação. Centralizar os contatos em uma pessoa pode não ser uma boa alternativa, de forma que o recomendado é que seja designada uma equipe de policiais (dois ou três) para que possa, em conjunto ou isoladamente, divulgar as informações para a imprensa.
Estão CORRETAS as assertivas: