12491 Doutrina Operacional > DPSSP 3.01.10/2019 (Polícia Comunitária) > CEGESP - PROVA 2020
Conforme a Diretriz para a Produção de Serviços de Segurança Pública nº 3.01.10/2019-CG, em 1955 criou-se, em Belo Horizonte, a Companhia de Policiamento Ostensivo, cujo foco era o policiamento preventivo e educativo. Esse serviço era exercido por duplas de policiamento a pé, alocadas em subdivisões territoriais denominadas Distritos Policiais, num total de sete, e esses, por sua vez, em Áreas de Patrulhamento. O Capitão Antônio Norberto dos Santos foi o primeiro Comandante dessa nova Companhia e o responsável por escrever doutrinas de emprego, relatórios de resultados da atuação da Companhia e um dos primeiros manuais institucionais para estabelecer padrões de policiamento na atividade profissional. Essa doutrina aponta uma série de iniciativas e práticas, as quais têm vínculo com o policiamento comunitário e resolução de problemas. Considerando a correlação com as estratégias comunitárias e as respectivas práticas e iniciativas de policiamento comunitário e de resolução de problemas sistematizados pela PMMG na década de 1960, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque alternativa, que contém a sequência de respostas CORRETAS, na ordem de cima para baixo:

1. Prevenção

2. Desordem moral

3. Desordem física

4. Vínculos comunitários Polícia e Sociedade

5. Setorização, fixação do policial e foco em problemas.

( ) Patrulhamento Distrital, de caráter preventivo, realizado por duplas de policiais a pé, em bicicletas, montadas e com cães, vinculadas a áreas territoriais previamente definidas. Dentre as missões da dupla, tem-se a de manter a atenção aos locais de maior presença de indivíduos suspeitos.

( ) Atuar com prioridade preventiva e educativa em detrimento à repressão.

( ) Informar à Prefeitura situações de acúmulo de entulhos e lixo.

( ) Comunicar à Prefeitura Municipal o funcionamento irregular de bares e à autoridade competente as situações de suspeição nesses locais.

( ) Envidar esforços para conhecer os habitantes da localidade e seus costumes.

a) 4, 1, 5, 2, 3.
b) 5, 1, 2, 3, 4.
c) 1, 5, 3, 2, 4.
d) 5, 1, 3, 2, 4.

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