Explicação do Professor:
A presente questão foi alvo de recursos pelos candidatos que afirmaram que não teria resposta correta ou poderia ter 2 respostas corretas, conforme o critério da análise da banca.
O CRS indeferiu os recursos com o argumento de que no caso do crime previsto no artigo 254 do CPM a previsão da aplicação dos §§ 1º e 2º do art. 240 é expressa no parágrafo único do artigo.
Receptação
Art. 254. Adquirir, receber ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa proveniente de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte:
Pena - reclusão, até cinco anos.
Parágrafo único. São aplicáveis os §§ 1º e 2º do art. 240. (grifo nosso)
Art. 240. (...)
§ 1º Se o agente é primário e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou considerar a infração como disciplinar. Entende-se pequeno o valor que não exceda a um décimo da quantia mensal do mais alto salário mínimo do país. (grifo nosso)
§ 2º A atenuação do parágrafo anterior é igualmente aplicável no caso em que o criminoso, sendo primário, restitui a coisa ao seu dono ou repara o dano causado, antes de instaurada a ação penal.
Desta forma, a interpretação literal do parágrafo único do art. 254 do CPM é inequívoca, não havendo dúvida quanto à alternativa “A” estar correta.
Já no caso do artigo 209 do CPM, o juiz pode considerar a infração como disciplinar para o tipo penal Lesão Levíssima, prevista no § 6º do art. 209 e não para a Lesão Leve prevista no Caput do art. 209.
Lesão leve
Art. 209. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano. (...)
Lesão levíssima
§ 6º No caso de lesões levíssimas, o juiz pode considerar a infração como disciplinar.
Conforme apresentado, a assertiva de letra “C” (Lesão Leve – Art. 209/CPM) da questão nº 21 está ERRADA, uma vez que não pode ser considerado como infração disciplinar pelo juiz. Desta forma, o tipo penal de Lesão Leve previsto no caput do artigo 209 do CPM não se enquadra na aplicação no caso solicitado no enunciado da questão.