13593 Interpretação de Texto > Língua Portuguesa > CHO - Prova 2023
Dos fragmentos do texto “Abra as cortinas e comece o espetáculo”, abaixo citados, qual deles apresenta um desfecho que evidencia a ideia que o autor Reinaldo Polito buscou defender ao longo da crônica? Assinale a opção CORRETA:

Ver Texto...

Abra as cortinas e comece o espetáculo

por Reinaldo Polito

Você pede – Atenção, e… nada; depois suplica – por favor, um minutinho de atenção. Agora sim, algumas pálpebras pesadas se movimentam e aqueles olhos de peixe morto perdem um pouco do brilho vitrificado e passam a olhar na sua direção. Mas é só um minutinho mesmo, porque em seguida tudo volta como dantes no quartel general do Abrantes. E quartel noturno, onde todos dormem e só um sentinela presta atenção – você.

Se for assim que a tropa se comporta nas suas apresentações – última forma comandante! – está na hora de fazer uma revolução. O público hoje deseja ouvir um bom conteúdo, mas quase nunca o suporta em voo solo, exige, para se animar, que seja acompanhado de artilharia pesada.

Exagero? Então dê uma olhada nos palestrantes de agenda lotada. Cada um, a seu modo, sabe como se preparar para o desfile da grande parada. Fazem a plateia chorar, rir, se emocionar, tudo, menos ficar apática e dispersa. Essa estratégia de guerra não é nova, já faz parte do arsenal dos camelôs há décadas. Com eles não tem bala de festim: ou faturam, ou não comem – é pura questão de sobrevivência.

Você já parou para pensar como é que esses guerrilheiros das ruas, muitos deles analfabetos, ou de poucas letras, conseguem reunir dezenas de pessoas, mantê-las atentas por tempo prolongado e no final, como tiro de misericórdia, vender uma aguinha colorida, que provavelmente não terá nenhuma utilidade?

A água vendida normalmente tem a cor da moda, agora é viágua, azul piscina para facilitar a identificação. São geniais. Vale a pena conhecer suas táticas de batalha – provocariam inveja até em Napoleão.

Quando participei de uma das matérias do programa Vitrine da TV Cultura, que analisava a comunicação dos camelôs, fui até o centro velho de São Paulo atuando como repórter para entrevistá-los. Fiquei impressionado. Sabiam tudo de comunicação!

Um deles me revelou que para chamar a atenção das pessoas, que passavam apressadas, costumava disparar frases – verdadeiro tiro para o ar –para provocar impacto. Curiosas, diminuíam a marcha e se obrigavam a parar para ouvi-lo.

Outro comentou que enquanto falava ficava atento à movimentação do público. Se os ouvintes começassem a olhar para os lados, para o chão, ou movimentar muito a cabeça, era porque estavam ficando impacientes e prontos para desertar. A tática nessa situação era mudar de assunto, contar uma história leve, curiosa, apresentar alguma novidade para que o interesse fosse reconquistado. Se nada desse resultado punha a Catarina na roda. Catarina era uma cobra gigantesca que tinha aprendido a fumar. Era infalível, ninguém arredava pé antes das primeiras tragadas.

Um terceiro me disse que, depois de contar muitas histórias engraçadas e fazer o povo rir até sair lágrimas, infiltrava no território “inimigo” os serviços do “agá”. “Agá” é o cúmplice do camelô, que espera o momento apropriado para tomar a iniciativa e ostensivamente comprar o produto, como se tivesse se rendido aos argumentos irresistíveis do vendedor. Não vamos nos esquecer, explicou com jeito matreiro, que o ambiente é de praça de guerra e um “agazinho” bem plantado não prejudica, só serve de isca camuflada.

Catarinas e “agás” à parte, em todos esses casos tivemos exemplos mais do que especiais, que não se aprendem nem no mais avançado curso de pós-graduação. Vá você também conhecer esse campo de batalha. Tire uma tarde de folga, deixe a carteira e o relógio em casa, para evitar prejuízos, e procure aprender um pouco mais sobre comunicação.

O programa é convidativo:

Investimento = zero
Local = centro da cidade
Horário = aberto
Prazo de inscrição = livre
Palestrante = José Severino da Silva
Formação = universidade da vida

Pegue o certificado de conclusão, produza o seu show, abra as cortinas e comece o espetáculo.

POLITO, Reinaldo. Curso de Expressão Verbal. Revista Vencer, 23 mar. 2018. Disponível em: https://reinaldopolito.com.br/abra-ascortinas-e-comece-o-espetaculo/. Acesso em: 21 jan. 2023 (adaptado).

a) “Vale a pena conhecer suas táticas de batalha – provocariam inveja até em Napoleão.”
b) “Cada um, a seu modo, sabe como se preparar para o desfile da grande parada.”
c) “Tire uma tarde de folga, deixe a carteira e o relógio em casa, para evitar prejuízos, e procure aprender um pouco mais sobre comunicação.”
d) “Se for assim que a tropa se comporta nas suas apresentações – última forma comandante! – está na hora de fazer uma revolução.”

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

    Explicação do Professor:

    O autor Reinaldo Polito defende no texto que é necessário aprender com os palestrantes de agenda lotada e que a estratégia deles não é nova, é usada há décadas pelos camelôs, que são vendedores ambulantes, comerciantes de rua. Assim, o autor buscou defender a importância da comunicação.

    A) INCORRETA. O fragmento apresentado no item A, busca enfatizar as táticas quer os camelôs usavam para atrair os clientes.

    B) INCORRETA. O fragmento apresentado no item B, busca particularizar os camelôs, e as diferentes estratégias usadas para vender seus produtos.

    C) CORRETA. O fragmento apresentado no item C, o autor faz um convite ao interlocutor para aprender um pouco mais sobre comunicação, e sua importância. Logo, é a passagem que apresenta a ideia central abordada ao longo da crônica; tal ideia é reforçada através do convite apresentado no desfecho da crônica.

    D) INCORRETA. O fragmento apresentado no item D, reforça a ideia de que os clientes desejam ouvir dos camelôs palavras/expressões que os convençam a comprar os produtos. Para isso se faz necessário o suporte de outras pessoas para uma boa estratégia de comunicação e futura venda.