Explicação do Professor:
Questão a ser assinalada C
A questão cobrava o conhecimento dos candidatos sobre as figuras de linguagem. Solicitava que fosse assinalada a assertiva que demonstrasse a a figura de linguagem da Silepse.
Após a prova, houve recursos desta questão em que os recorrentes afirmavam que as frases contidas nas alternativas “C” e “D” teriam a figura da Silepse, contudo a banca do CRS não concordou com os argumentos pelas razões abaixo:
Silepse é a Figura de sintaxe em que a concordância não está fundamentada nas regras gramaticais da língua (concordância sintática), mas no sentido que as palavras expressam ou revelam (concordância ideológica).
Na assertiva “C” , a concordância se deu a partir da ideia de plural presente no excerto “quantidade gigantesca de dados”, o que determinou, por conseguinte, a pluralização do pronome relativo expresso na passagem “as quais estamos submetidos”. Desta forma, encontra-se a silepse de número na assertiva a qual deveria ter sido assinalada.
Em relação à assertiva “D” , na passagem “as informações não sejam uma enxurrada que nos arrastam”, há uma transferência de significado entre as palavras informações e enxurrada, por meio de uma associação implícita, segundo a qual, o volume de informações é tão abundante quanto o volume de uma enxurrada, o que caracteriza uma metáfora.
A palavra "enxurrada" é usada para comparar as informações a uma forte correnteza de água, sugerindo que elas podem ser abundantes e difíceis de controlar, assim como uma enxurrada. Além disso, a ideia de que as informações podem "arrastar" as pessoas também reforça essa comparação com a força da água.
Na assertiva A, a figura de linguagem é a hipérbole: “…por esse mar de conteúdo.”
Já na assertiva B, a figura de linguagem é a comparação: “como as conversas presenciais(…)”