14228 Doutrina Operacional > Norma desatualizada - Caderno doutrinário 01 > Questão desatualizada > CESP - 2019
No que diz respeito aos procedimentos e circunstâncias para o disparo de arma de fogo pelo policial militar, previstos no Caderno Doutrinário 1, é CORRETO afirmar que:
a) O disparo de advertência e o disparo contra animais não são previstos como procedimento policial, pois pode ricochetear e também provocar lesões ou morte.
b) Por questões de segurança própria e de terceiros, o policial militar jamais deve utilizar a arma de fogo para diminuir a luminosidade de um ambiente, romper a fechadura de uma porta ou outros obstáculos.
c) No caso de disparos de dentro da viatura policial militar em movimento, ou contra veículos em fuga, a regra é não atirar, mesmo em circunstâncias em que a vida de terceiros se encontra em grave e iminente risco e essa seja a única opção do policial para eliminar o risco.
d) Nas operações de controle de distúrbio civil o policial militar que estiver encarregado da segurança da equipe (grupo ou pelotão) poderá disparar sua arma de fogo em circunstâncias excepcionais.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: