14151 Legislação Jurídica > Lei 7.716/1989 (Crimes de raça ou de cor) > EAP OFICIAIS - PROVA 2020
“Passados praticamente cem anos da data da abolição, ainda não se completou a revolução política deflagrada e iniciada em 1888, pois impera no País diferentes formas de discriminação racial, velada ou ostensiva, que afetam mais da metade da população brasileira constituída de negros ou descendentes de negros, privados do exercício da cidadania em sua plenitude. Como a prática do racismo equivale à decretação de morte civil, urge transformá-lo em crime”. Esta foi a justificação da emenda aditiva apresentada em 12/01/1988 pelo Constituinte Carlos Alberto Caó, a qual deu origem ao artigo 5º, XLII, da Constituição. A legislação ordinária sobre o assunto define os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor, por meio da Lei n. 7.716/1989, parcialmente alterada pela Lei n. 9.459/1997, e pela Lei n. 12.288/2010. Assim, de acordo com a Lei n. 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, pode-se afirmar que:

I – Serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, contudo a própria Lei tratou de afastar a conduta de impedir o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta como crime.

II – Incorre na pena de reclusão de dois a cinco anos, por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica, deixar de conceder os equipamentos necessários ao empregado em igualdade de condições com os demais trabalhadores.

III – A pena é de reclusão de três a cinco anos na situação em que ocorrer a recusa, a negativa ou o impedimento a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica, com agravamento de pena em 1/3 (um terço) se o crime for praticado contra menor de dezoito anos.

IV – Constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular por prazo não superior a três meses, devendo tais efeitos serem aplicados de forma automáticos, não sendo necessário constar na respectiva sentença.

Estão CORRETAS as assertivas:

a) II e III, somente.
b) III e IV, somente.
c) I e II, somente.
d) II, III e IV, somente.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: