I – Na atividade profissional, o policial militar lida com diversas situações caracterizadas por diferentes níveis de risco e complexidade. Cada momento exigirá dele uma habilidade de antecipar e reagir ao perigo e atuar em um estado de prontidão diferente.
II – Os estados de prontidão dependem de fatores subjetivos, tais como experiências anteriores, domínio técnico e relacionamento com a equipe de trabalho, que influenciam no modo como cada policial militar percebe e responde a um mesmo estímulo.
III – Os estados de prontidão são definidos por um conjunto de alterações fisiológicas (frequência cardíaca, ritmo respiratório, dentre outros) e das funções mentais (concentração, atenção, pensamento, percepção, emotividade) que influenciam na capacidade de reagir às situações de perigo.
IV – O estado de atenção é o estado de prontidão no qual o policial militar deve operar durante uma situação de normalidade. No transcorrer da ação, quando uma mudança de estado de prontidão é exigida, aumentando o nível de atenção e concentração do policial militar, a partida do estado de atenção é muito mais fácil do que um salto do estado relaxado.
Estão CORRETAS as assertivas: