12666 Doutrina Operacional > MTP 3.04.01/2020 (Intervenção Policial) > CESP - 2021
Toda ação policial militar deverá ser precedida de uma avaliação dos riscos envolvidos, que consiste na análise da probabilidade da concretização do dano e de todos os aspectos de segurança que subsidiarão o processo de tomada de decisão em uma intervenção, formando um componente importante do diagnóstico da intervenção. Sobre a metodologia de avaliação de riscos, leia as assertivas abaixo:

I – É uma metodologia que compreende cinco etapas.

II – A Etapa de avaliação das ameaças consiste em avaliar as características dos fatores que ameaçam direitos e garantias. Para tanto, o policial militar deve identificar quais são os indivíduos expostos ao risco, os bens móveis e imóveis sujeitos a algum tipo de dano, as circunstâncias e o histórico dos fatos.

III – O risco nível 1 é caracterizado pela reduzida possibilidade de ocorrerem ameaças que comprometem a segurança. Este nível de risco está presente em situações rotineiras do patrulhamento e o estado de prontidão coerente com o risco de nível I é o estado de atenção (laranja).

IV – A análise das vulnerabilidades consiste em analisar os recursos que existem para responder à ameaça, dentre eles competências profissionais dos policias militares, se o efetivo policial militar é suficiente para atuar com supremacia de forca, os meios de que o policial dispõe para atuar, a reação da população local diante da intervenção policial.

Com base nas assertivas acima, marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b) Apenas a assertiva I está correta.
c) Todas as assertivas estão corretas.
d) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: