13403 Doutrina Operacional > Instrução 3.03.15/2020 (enfrentamento à violência doméstica) > EAP OFICIAIS - PROVA 2021 - 2ª Prova
Uma Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), durante seu turno de serviço, recebeu a incumbência de verificar uma denúncia anônima. Devido à gravidade dos fatos, a guarnição prontamente se deslocou para a residência de uma mulher que, segundo o teor da denúncia, era constantemente ameaçada e agredida por seu marido. Chegando ao local, mais precisamente um grande aglomerado urbano do município de Belo Horizonte, a PPVD deparou com a equipe do GEPAR já no interior da residência dialogando com as partes. Ao perceber a presença da segunda guarnição no local, o Sargento Comandante do GEPAR disse que a ocorrência seria típica de violência doméstica, e, devido a este fato, a PPVD deveria assumir os trabalhos a partir daquele momento. Diante da situação, o Sargento Comandante da PPVD acionou o Tenente CPU a fim de que algumas dúvidas relacionadas à ocorrência pudessem ser sanadas. Com relação à Instrução nº 3.03.15/2020-CG, de 11/02/2020, que regula a atuação policial militar na prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres no Estado de Minas Gerais, analise as assertivas abaixo, e, ao final, marque a alternativa CORRETA:

I. Ao chegar à residência, o CPU foi informado que a guarnição do GEPAR estava entrevistando a vítima na presença do autor. O CPU, então, disse ao Sargento Comandante do GEPAR que tal conduta não encontra amparo na Instrução nº3.03.15/2020-CG. O oficial está correto em sua observação.

II. Devido à condição de flagrância, o CPU, diferentemente do que imaginava o Sargento Comandante do GEPAR, determinou que esta guarnição assumisse a ocorrência e conduzisse o autor para a delegacia. O Sargento Comandante do GEPAR, então, informou ao oficial que, além da prisão do autor, determinaria que este retirasse seus pertences da residência a fim de que fosse executada a medida cautelar de afastamento imediato do lar, domicílio ou local de convivência pelo agressor, já que foi verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à
integridade física da mulher. O CPU informou ao graduado que tal providência não poderia ser tomada por parte da PMMG naquele caso específico. O oficial está errado e o Sargento está correto em suas observações.

III. Dias após o fato, a PPVD iniciou o Protocolo de Segunda Resposta realizando contato pessoal com a vítima. Quanto ao citado protocolo, a primeira das nove visitas consiste na apresentação da Lei Maria da Penha para a vítima.

IV. Quanto ao Procedimento Operacional Padrão, o atendimento realizado pela guarnição do GEPAR é conhecido como Protocolo de Primeira Resposta. Uma das providências que a referida guarnição deve tomar é o registro do boletim de
ocorrência com a natureza principal U33.004 – Atendimento de Denúncia de Infrações contra a Mulher (Violência Doméstica).

a) Apenas a assertiva I é verdadeira.
b) Apenas as assertivas I, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.
d) Apenas a assertiva IV é verdadeira.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: