11879
Doutrina Operacional > DPSSP 3.01.01/2019 (DGEOP) > CESP - 2022
Uma quadrilha especializada em cometer crimes na modalidade conhecida por “saidinha de banco” acabara de atuar novamente na região do Bairro Terrestre. Os meliantes, após assaltarem uma idosa, evadiram-se em dois veículos (um deles um VW Fox) em direção ao Centro do município de Fronteira, cuja população é de 450 mil pessoas. Após o roubo ser anunciado na rede-rádio, várias viaturas iniciaram o rastreamento, e, em determinado momento, uma guarnição Tático-Móvel e uma guarnição do Grupo Tático Rodoviário depararam com um dos veículos e prenderam os autores que se encontravam em seu interior, ao passo que a Patrulha de Operações, em atuação conjunta com uma viatura do Batalhão de Policiamento Especializado, realizou a prisão dos marginais que estavam no VW Fox. Tomando-se por base todas as informações contidas no corpo da questão e à luz da Diretriz n. 3.01.01/2019-CG, que regula o emprego operacional da Polícia Militar de Minas Gerais, analise as assertivas abaixo:
I- No conceito de Malha Protetora, os recursos que atuaram em conjunto na prisão dos marginais que estavam no VW Fox são considerados como 1º e 2º esforços de emprego operacional, respectivamente.
II- No conceito de Malha Protetora, a atuação das guarnições Tático-Móvel e do Grupo Tático Rodoviário na ocorrência é considerada como 2º esforço de emprego operacional.
III- A Companhia PM e a Delegacia de Polícia Civil responsáveis territorialmente pela subárea onde ocorreu a “saidinha de banco” compõem uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP).
IV- Através das informações contidas na questão, pode-se concluir que no município de Fronteira poderiam existir 02 (dois) Batalhões de Polícia Militar. Além disto, o Batalhão de Policiamento Especializado que atua na região deve conter no mínimo 200 (duzentos) policiais militares.
Estão CORRETAS as assertivas: