I. O processo de tomada de decisão em um incidente crítico de segurança pública ficará a cargo do gestor do incidente, que é a autoridade técnica competente para esse tipo de ocorrência.
II. Em incidentes mais complexos, de acordo com as normas em vigor, ocorrerá a montagem do comitê de gerenciamento de crises, formado por representantes de diversas agências, sendo que, o representante da PMMG executará as atividades como comandante da cena de ação.
III. O Comandante da cena de ação é a autoridade de linha. Ele coordena, controla e comanda todo o efetivo envolvido na operação policial, exceto as equipes táticas de resposta imediata do BOPE, que possuem autonomia para intervenção em razão da especialização.
IV. O primeiro interventor é o responsável por conter, isolar, estabilizar, verbalizar e acionar a equipe especializada no caso de incidente crítico de criminalidade. Em se tratando de locais mais distantes, os quais a tropa especializada demore a chegar, poderá o primeiro interventor iniciar o processo de negociação com o perpetrador, a fim de evitar maiores danos àquele incidente.
V. Na cena de ação o lugar da imprensa é no perímetro mediato, com acesso próximo e rápido às informações, uma vez que ela pode ser usada como uma ferramenta estratégica para influenciar a opinião pública com relação ao trabalho da Instituição. A presença do jornalista representa a oportunidade para Polícia Militar de divulgar a versão correta do incidente crítico.
Estão CORRETAS as assertivas: