12600 Doutrina Operacional > Norma desatualizada - Caderno doutrinário 02 > Questão desatualizada > CEGESP - PROVA 2020
A abordagem a pessoas se refere apenas às ações policiais para se aproximar de um ou mais indivíduos sendo que esta não se restringe às pessoas em situação de suspeição. Tal afirmativa está em conformidade com previsão constante no Caderno Doutrinário nº 2, aprovado pela Resolução 4.151/2011. Analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede:

I- A ação de abordar uma pessoa é um ato administrativo, discricionário, autoexecutório e coercitivo. Significa dizer que a abordagem policial é realizada de ofício.

II- Durante a atuação policial, caso haja resistências e agressões em variadas formas e graus de intensidade, o policial militar terá que adequar sua reação a essas circunstâncias, estabelecendo formas de controlar e direcionar o abordado, a fim de dominá-lo.

III- A supremacia de força é uma vantagem tática do policial militar em relação ao abordado para uma atuação segura. Esta vantagem é medida de forma qualitativa e quantitativa, podendo estar relacionada não só ao número de policiais militares, mas também ao uso de força e a posse de instrumentos, equipamentos e armamentos por parte da guarnição.

IV- Os procedimentos adotados pela guarnição variam de acordo com os fatos motivadores da abordagem e com o ambiente. Além disso, o policial militar deve compreender as peculiaridades daquele com quem interage e não vincular essa interação, necessariamente, a ações delituosas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas a assertiva II é falsa.
b) Apenas a assertiva III é falsa.
c) Apenas a assertiva IV é falsa.
d) Todas assertivas são verdadeiras.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: