12660
Doutrina Operacional > MTP 3.04.02/2020 (Abordagem a pessoas) > CESP - 2021
Sobre o Manual Técnico-Profissional 3.04.02/2020, Caderno Doutrinário 2, no que tange a Posturas de abordagem com as mãos livres, marque a alternativa INCORRETA:
a) Na postura aberta, os braços do policial militar permanecerão naturalmente abaixados, com as palmas das mãos voltadas para frente, manifestando gestualmente uma mensagem de receptividade.
b) São técnicas em que o policial militar faz a intervenção sem recorrer a quaisquer armamentos e instrumentos, podendo, entretanto, utilizar seus equipamentos. São estabelecidas para cada nível de risco, orientando a distância e a angulação de aproximação, bem como a posição de mãos e braços do policial militar.
c) Na postura defensiva o policial militar manterá a cabeça ereta na posição natural, com as mãos abertas próximas ao rosto, e os cotovelos projetados na linha das costelas, a fim de protegê-las, permanecendo assim em melhores condições de emprego das técnicas de controle físico e com maiores chances de defesa contra golpes.
d) Na postura de prontidão o policial militar utiliza-se dos braços elevados e mãos abertas, o que permite ao militar o emprego mais eficiente das técnicas de controle de contato, além de transmitir uma mensagem gestual de contenção do conflito, não agressividade e intenção de resolução pacífica.