18786
Doutrina Operacional > MTP 3.04.01/2020 (Intervenção Policial) > CFS - Prova 2023
Uma guarnição da Polícia Militar composta por um Sargento e um Cabo foi empenhada numa ocorrência de lesão corporal. O histórico descreveu que o autor utilizou um punhal para lesionar a vítima e estaria agressivo no local dos fatos. Considerando o que dispõe no Manual Técnico-Profissional n. 3.04.01/2020 – CG – MTP 01 – Intervenção Policial, Processo de Comunicação e Uso da Força e atinente aos procedimentos para o disparo da arma de fogo, marque a alternativa CORRETA:
a) Advertir o abordado sobre a possibilidade de disparar sua arma de fogo e, logo em seguida efetuar o disparo de arma de fogo para contrapor a ameaça presumida.
b) O perigo de morte a que se refere a regra deve ser iminente, atual e urgente, portanto, corresponde a uma ameaça potencial.
c) Identificar-se como policial militar, mesmo estando fardado, cuja situação permite não adotar o protocolo de advertir o abordado quanto à possibilidade de disparo de arma de fogo, em face da ostensividade da farda policial militar.
d) É cabível não adotar o protocolo de advertir o abordado quando o fator tempo (ameaça iminente) colocar os policiais ou outras pessoas em risco de morte ou puder causar-lhes ferimentos graves.