22309 Conhecimentos Específicos QOS > Médico - Neurologia > QOS – PROVA 2022 - Médico Neurologia
Em relação aos critérios diagnósticos das doenças desmielinizantes, esclerose múltipla (Critérios de McDonald 2017) e espectro neuromielite óptica (Critério do painel internacional para o diagnóstico da neuromielite óptica de 2015), marque a alternativa CORRETA:
a) Um paciente com síndrome clínica isolada típica de surto de esclerose multipla, que preencha critérios de disseminação no espaço pela Ressonância Magnética (RM) de encéfalo e não tenha uma melhor explicação para essa manifestação clínica, mesmo que apresente presença de bandas oligoclonais no líquor, não é possível estabelecer o diagnóstico de esclerose múltipla, já que não houve disseminação no tempo.
b) Faz parte das características da doença do espectro da NMO: neurite óptica, mielite aguda, síndrome da área postrema, síndrome de tronco cerebral, síndrome parkinsoniana e mioclonias.
c) A positividade do anticorpo antiaquaporina 4 não é obrigatória para o diagnóstico da doença do espectro da neuromielite óptica.
d) Para o diagnóstico de esclerose múltipla primariamente progressiva é necessário a duração da progressão da doença de um ano, ausência de captação de contraste na RM de encéfalo e presença de uma ou mais lesões hiperintensas em T2 na RM de medula cervical. O aumento de proteínas no líquor é obrigatório.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: