Explicação do Professor:
Vamos responder com base na análise do Manual Técnico-Profissional nº 3.04.01/2020 – (MTP 01).
Análise das alternativas:
Alternativa a)
"Segurança, surpresa, rapidez, ação vigorosa e unidade de comando são os cinco fatores úteis na tentativa de compensar as possíveis desvantagens entre os processos mentais do agressor e do policial militar."
Incorreta. O Manual não menciona "segurança, rapidez, ação vigorosa e unidade de comando (SSRAU)" como fatores úteis para compensar desvantagens nos processos mentais. Os itens indicados na questão fazem parte dos fundamentos da abordagem policial a pessoa em atitude suspeita (item 5.3.1 - páginas 38 e 39).
Os cinco fatores úteis na tentativa de compensar as possíveis desvantagens entre os processos mentais do agressor e do policial militar são: ocultação, surpresa, distância, autocontrole e proteção (item 4.2 - páginas 31 e 32).
Alternativa b)
"Ação vigorosa: é a atitude firme e resoluta do policial militar na ação, por meio de uma postura imperativa, com ordens claras e precisas. Caso necessário, o policial militar deverá fazer o uso diferenciado da força, inexistindo, nesse aspecto, relação com cortesia e moderação."
Incorreta. Embora "ação vigorosa" seja relevante para algumas abordagens policiais, pois trata de um dos fundamentos da abordagem policial a pessoa em atitude suspeita, ela não faz parte dos cinco fatores mencionados no Manual como compensação para desvantagens nos processos mentais entre o policial e o agressor(item 4.2 - páginas 31 e 32).
Além do mais, outra razão para a assertiva estar incorreta é que na ação vigorosa o policial militar deve ser firme e direto, porém cortês, sereno, demonstrando segurança, educação e bom senso adequado às circunstâncias da intervenção (item 5.3.1 - página 39)
Alternativa c)
"Ocultação, surpresa, distância, autocontrole e proteção são os cinco fatores úteis na tentativa de compensar as possíveis desvantagens entre os processos mentais do agressor e do policial militar."
Correta. Esses cinco fatores – ocultação, surpresa, distância, autocontrole e proteção – são descritos no Manual como fundamentais para reduzir as desvantagens nos processos mentais do policial em relação ao agressor, ajudando o policial a manter-se seguro e eficaz na intervenção (página 32, item 4.2).
Alternativa d)
"Embora não interfira no tempo de reação do abordado, a surpresa é caracterizada por medidas que dificultam a percepção do abordado em relação ao policial militar."
Incorreta. A surpresa, segundo o Manual, interfere sim no tempo de reação do abordado, pois reduz seu tempo para reagir adequadamente, favorecendo uma intervenção mais segura para o policial.(página 33, item 4.2).
Resumo:
A alternativa correta é c), pois "ocultação, surpresa, distância, autocontrole e proteção" são os cinco fatores mencionados no Manual como úteis para compensar as desvantagens entre os processos mentais do agressor e do policial militar.