O Projeto PM QUESTÕES surgiu com o objetivo de oferecer suporte aos candidatos que buscam se tornar policiais militares em Minas Gerais, o projeto visa simplificar o acesso às questões de concursos aplicados pela PMMG. Desta forma, o usuário pode fazer filtros específicos para localizar as questões que já foram cobradas, sem a necessidade de baixar todas as provas anteriores. Além do mais, as questões mais difíceis são comentadas pelo nosso time de professores especialistas. Tudo isso visa economizar o tempo daquele que estuda para o concurso da PMMG.

A equipe criadora do PM QUESTÕES, ao perceber a carência de recursos específicos para o estudo dos concursos da PMMG, focou em fornecer um banco de dados abrangente e acessível. A falta de filtros adequados nas provas anteriores e a ausência de materiais direcionados aos dispositivos mais cobrados motivaram a criação do PMQuestões.

A ideia de focar nos concursos públicos da PMMG ocorreu porque os certames da corporação utilizam de uma banca específica para confecção de suas provas que é o Centro de Recrutamento e Seleção (CRS), pertencente à própria PMMG.

O primeiro problema encontrado pela equipe foi no acesso as provas dos concursos da PMMG. Percebeu-se que, apesar de todas as provas dos concursos realizados pelo CRS serem públicas, não era possível filtrar as questões por assunto, disciplina, palavra-chave, ano e concurso. Não havia um site especializado na banca do CRS/PMMG. Sem essa possibilidade, era mais difícil dos candidatos descobrirem quais assuntos eram mais cobrados em provas.

Além do mais, não há no mercado leis focadas nos dispositivos que mais caem em provas com indicações de quais dispositivos mais cobrados. As questões que mais caem em provas, tendem a continuar caindo. Isso é o que chamamos de Efeito Lindy.

No mundo dos concursos, os editais são enormes e não é preciso saber todas as matérias para ser aprovados. É preciso ter foco para encontrar as questões que mais caem nas provas e estudá-las. Acredita-se que cerca de 80% das disciplinas cobradas nas provas, estão em cerca 20% do edital. É o que chamamos de Principio de Pareto.

Mas como descobrir quais são os 20% da matéria que caem nas provas? Para isso, nada mais importante que fazer as questões anteriores da mesma banca do certame em que o candidato deseja ser aprovado.

Nas provas da PMMG há três níveis de questões. O primeiro nível são as questões fáceis (as quais o candidato que deseja ser aprovado tem que acertar todas e são a maioria das questões). O segundo é formado por questões médias (em que devem ser feita uma boa pontuação pelo candidato que deseja ser aprovado). Por fim, há as questões difíceis (as quais o candidato vencedor pode até errar, pois muitos candidatos erram. Para estas questões, não é necessário focar muito tempo, pois dificilmente haverá nova cobrança em provas. Outra novidade é que essas questões são a minoria). Como descobrir quais questões que são fáceis? Fazendo questões anteriores. Para isso que existe o PM Questões.

O maior problema das pessoas que prestam concursos para a PMMG não está na dificuldade das questões, mas sim em armazenar muitas informações, geralmente, em um curto espaço de tempo.

O PMQuestões veio para mostrar para os candidatos quais os dispositivos que mais caem em provas e no que deve ser focado, visando facilitar a vida das pessoas.

Outra importante razão para a criação deste site foi a possibilidade de permitir a difusão do conhecimento para que, independente de onde a pessoa resida e desde que tenha acesso à internet, possa ter informações das questões mais cobradas nos certames realizados pelo CRS.

O banco de dados do site contará com todas as questões da PMMG cobradas em concurso desde o ano de 2019, para todos os cargos. Haverá possibilidade de os próprios alunos realizarem comentários das questões. Nas questões consideradas mais complexas, os alunos poderão solicitar comentários de professores.

Este site está sempre em transformação para facilitar a jornada das pessoas que desejam ser aprovadas nos concursos públicos da PMMG. Por isso, caso tenha algum elogio, sugestão ou crítica, por favor, não deixe de compartilhar conosco.

Bons estudos.