14042
Doutrina Operacional > Instrução 3.03.11/2016 (Rede de Proteção Preventiva nas Comunidades) > EAP 3º SGT - PROVA 2020
A estratégia de “Redes de Proteção Preventiva” tem por base o prisma de Polícia Comunitária, conquistar a confiança e o engajamento da comunidade, através da ideia do “Cidadão Alerta/Cidadão Participativo”. Com base na teoria das oportunidades, marque a alternativa que NÃO constitui proposta da Rede de Proteção Preventiva:
a) A PMMG como figura central da Rede, deverá fomentar convênios com empresas do setor privado, de vigilância patrimonial, para compartilhar bancos de dados com informações de autor motivado para o crime e consequentes medidas de prevenção.
b) Trocar a oportunidade dada pela vítima por cuidados e ações proativas, com medidas de autoproteção, visando dificultar a atuação do criminoso.
c) Estimular a participação vigilante das pessoas, incutindo o senso de cooperação mútua, a prática de ações de alerta sonoro e identificação visual como forma de estratégia de comunicação, quando verificarem-se pessoas suspeitas, veículos parados observando residências, dentre outras.
d) Criar mecanismos para coibir a ação criminosa, tendo por objetivo melhorar a proteção pessoal e patrimonial e consequentemente, o aumento da segurança e a garantia da paz social.