I. O Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPOM) possui, em sua organização, no nível tático, como Agência Central (AC), a Diretoria de Inteligência (DInt). Neste mesmo nível estrutural do SIPOM, está o Núcleo Especial de Busca (NEB), constituído pelo Comandante-Geral e instalado/coordenado pela DINT, em qualquer parte do Estado, para missões especiais, quando a situação exigir.
II. A PMMG realiza a investigação da criminalidade (investigação policial preventiva), função típica da polícia preventiva, por meio das agências do Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPOM), no intuito de orientar e subsidiar o lançamento do efetivo policial no teatro de operações. Visa, exclusivamente, orientar o planejamento para emprego do efetivo e meios com cientificidade, possibilitando a repressão qualificada da criminalidade.
III. Dado a sua abrangência, a Inteligência, embora não tenha o condão de potencializar os serviços da polícia e otimizar a atuação operacional, pode gerar economia de meios e fomentar a prática da polícia reativa.
IV. Os produtos do SIPOM precisam ser totalmente aproveitados nas ações e operações policiais. Sua difusão deve ser oportuna e o conteúdo amplo, irrestrito e preciso, o que possibilitará manter o fluxo de informações, identificar e detectar situações e elencar fatores capazes de neutralizar ações criminosas.
Marque a opção que contém a resposta CORRETA: