I. São fatores que impulsionam e justificam a criação da Rede de Proteção Preventiva: Missão da Polícia Militar; Distanciamento da comunidade em geral; Menos vigilância, mais crime; Existência de espaços ociosos e perda de oportunidades; Vida em comunidade e Queda na qualidade de vida.
II. A criminalidade origina-se por diversos fatores intervenientes. No entanto, de acordo com uma das teorias predominantes, os requisitos para o sucesso de um crime são basicamente criminoso motivado, local vulnerável com ausência de vigilância no momento do delito e oportunidade dada pela vítima. O primeiro é decorrente de problemas cujas soluções estão em esferas diversas de atuação, bem como na maioria das vezes são de médio e longo prazo. O segundo depende de fatores externos e de normas específicas de criação de cargos públicos, com eficácia em médio e longo prazo. No entanto, o terceiro requisito é afeto principalmente às atitudes individuais do cidadão, cujas ações, além de serem de baixo custo, podem ser implementadas em curtíssimo prazo, ou seja, em qualquer momento. Ressalta-se que estes requisitos não são cumulativos para a ocorrência do crime.
III. Recomenda-se que, antes da entrega das placas personalizadas e padronizadas que demonstram a todos que aquele segmento faz parte da Rede de Proteção Preventiva em parceria com a Polícia Militar, sejam realizadas pelo menos duas reuniões, além da reunião de instalação, a fim de solidificar e obter o maior número de adeptos para a rede, se possível, convidando novos participantes.
IV. Sub-redes de vigilância mútua é o processo de observação explícita à movimentação nas imediações da residência/comércio vigiado, com a intenção de perceber a presença de pessoas ou veículos estranhos ou em atitudes suspeitas. Verifica-se nesta sub-rede a possibilidade de um componente do grupo observar pessoas ou situações que saem da normalidade, informando no menor tempo possível à Polícia Militar, os problemas ocorridos.
Assinale a alternativa CORRETA.