25638 Doutrina Operacional > Instrução 3.03.28/2020 (Gerenciamento de crises) > CFS - Prova 2024
Considerando seus conhecimentos acerca do Instrução nº 3.03.28/2020-CG, de 16/03/2020 – Regula a atuação do policial militar no gerenciamento de crises decorrentes de incidentes críticos de natureza policial, marque a alternativa INCORRETA:
a) Há uma relação direta entre a Gestão de Risco e o Gerenciamento de Crises. No processo de gestão de riscos avaliam-se as incertezas e planejam-se os recursos, de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos quando não for possível evitar a eclosão de um incidente crítico e, consequentemente, houver necessidade de realizar o gerenciamento de uma crise. Em outras palavras a primeira atividade dá suporte à segunda.
b) O Comandante da Cena de Ação é o policial da unidade especializada, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de maior posto ou graduação, podendo tal missão recair, inclusive, sobre a figura do Comandante da Unidade. De acordo com a tipologia do incidente, ele seleciona as equipes táticas, os recursos necessários e os especialistas exigidos para a intervenção.
c) A gestão do risco deve acontecer em todos os níveis da estrutura e em todos os negócios da corporação. Sob a ótica da PMMG, o Processo de Gestão de Risco perpassa pelas seguintes etapas: estabelecimento do contexto (inicia o processo de avaliação do risco na gestão do incidente crítico); identificação do risco (identificação dos riscos decorrentes do incidente crítico, estabelecendo o “como”, o “quando” e o “porquê”); análise do risco (relaciona-se com a compreensão de cada risco, suas consequências e probabilidades); avaliação do risco (envolve tomada de decisão sobre o nível do risco identificado e se há necessidade de adoção de outras medidas para mitigar ou solucionar o problema); e tratamento do risco (refere-se ao processo pelo qual os protocolos de intervenção existentes são aperfeiçoados ou novos são desenvolvidos e implementados).
d) As fases do gerenciamento de crises são: a pré-incidental (em que são realizados atos preparatórios que englobam ações proativas), a incidental (subdividida em pronta resposta; coordenação e controle; e resolução) e a pós-incidental (em que é adotada, caso necessário, dentre outras providências, a divulgação seletiva e programada de imagens relacionadas à crise).

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: