I – O helicóptero apresenta bom desempenho para decolagens e pousos verticais, sendo capaz de pairar e deslocar para frente, para trás e lateralmente, no entanto, não é capaz de movimentar grandes quantidades de carga útil, com relativa economia de combustível.
II – O avião, também é inserido na contextualização da multimissão, porém sua configuração e empregabilidade são distintas. Enquanto perde na versatilidade, tendo em vista a obrigatoriedade de uma pista de pouso para efetivação das operações, ganha em velocidade, alcance, capacidade no transporte de passageiros e possibilidade de efetuar Voos por Instrumento (IFR), o que favorece o voo noturno entre os aeroportos e em condições meteorológicas desfavoráveis.
III – Por sua versatilidade, os helicópteros são capazes de pousar em áreas restritas permitindo um apoio imediato às frações em solo. Esses procedimentos devem ser feitos com cautela, exigindo elevada proficiência do Comandante da Aeronave e total coordenação da equipe a bordo.
IV – Tanto o avião quanto os helicópteros podem ser utilizados, em ocasiões de tragédias, como mais um suporte colocado à disposição do comando das operações, atuando conjuntamente com outros profissionais de setores correlatos, inclusive voluntários, em prol dos necessitados.
Assinale a alternativa CORRETA: