11347
Doutrina Operacional > MTP 3.04.04/2020 (Abordagem a veículos) > EAP OFICIAIS - PROVA 2022
Diante de uma perseguição policial a um veículo que evadiu de uma Radiopatrulha (RP), o Tenente na função de CPU decidiu pela instalação de operação de cerco das rotas de fuga. Em razão da decisão, deverá ele, simultaneamente, adotar outras providencias importantes para o sucesso da intervenção. De acordo com Manual Técnico-Profissional Nº 3.04.04/2020-CG (MTP 04) – abordagem a veículos, são providências importantes a serem adotadas pelo Comandante da Operação durante o cerco, EXCETO:
a) Na ausência do COPOM ou correspondente, o comandante da operação manterá unidade das comunicações, podendo designar, inclusive, que um policial militar com fluência verbal, realize o trabalho de centralização das informações para alimentação da rede de rádio.
b) O Tenente comandante da operação coordenará a distribuição do reforço policial militar de forma a recobrir com eficiência todos os pontos necessários.
c) Mesmo se a operação cerco, bloqueio e interceptação se estender por tempo indeterminado, o Tenente comandante da operação não deverá substituir o efetivo escalado nos pontos de cerco, uma vez que tais policiais possuem informações relevantes sobre a operação ainda em andamento.
d) O Tenente comandante da operação solicitará apoio de Unidades operacionais, com responsabilidade territorial sobre o itinerário do veículo em fuga, ou que possam contribuir na resolução da ocorrência, caso essa medida ainda não tenha sido tomada no início da perseguição.