26031
Doutrina Operacional > Memorando 30.006.2/2024 (Abordagem a pessoas com deficiência) > EAP 3º SGT – PROVA 2024 - 2ª Prova
Em ocorrências que envolvam portadores de deficiência de natureza física ou mental, o policial militar se aterá a procedimentos específicos, oferecendo-lhes encaminhamento adequado para a solução de suas questões. Considerando o Memorando nº 30.006.2/24- EMPM, que disciplina a abordagem a pessoas com deficiência, em relação às recomendações quanto à abordagem e busca a pessoa com mobilidade reduzida, marque a alternativa INCORRETA.
a) O policial militar somente deverá tocar na cadeira de rodas, quando seu objetivo for os procedimentos da busca ou da assistência. Na busca pessoal, a vistoria deverá abranger, além do corpo, os pertences e a cadeira de rodas.
b) O cadeirante deverá ser conduzido em “marcha a ré”, quando auxiliado a descer rampas ou a subir degraus. A conduta facilitará o transporte e poderá evitar que seu corpo seja projetado para frente e venha a cair.
c) Diante de fundada suspeita, se necessário, o abordado poderá ser retirado da cadeira, entretanto, em razão do risco não pode ser colocado assentado no banco da viatura.
d) Caso ofereça ajuda ao cadeirante, o policial militar não deverá insistir na assistência. Se a pessoa aceitá-la, ele próprio informará o que deseja que seja feito a seu favor.