21184 Conhecimentos Específicos QOS > Médico - Ortopedista ombro > QOS - PROVA 2023 - Médico Ortopedia - Ombro
Em relação a fratura distal da clavícula (terço lateral), é INCORRETO afirmar:
a) O uso de placas gancho é uma técnica que apresenta altas taxas de consolidação e boa função do ombro, porém pode ocorrer desconforto do paciente e osteólise acromial, tendo que ser feita a remoção do implante.
b) Quanto a cuidados pós operatórios a movimentação passiva é iniciada logo após a cirurgia. Depois de 4 a 6 semanas, os pacientes começam a praticar exercícios ativos e ativos assistidos para ganho de movimento. Após 8 semanas podem realizar exercícios de fortalecimento. Em 4 meses podem retornar às atividades completas e prática de esportes.
c) Considerando a Classificação de Neer para fratura do terço lateral da clavícula: tipo I – ligamentos intactos e fragmentos sem deslocamento, tipo IIa – ligamentos conoide e trapezoide estão inseridos no segmento medial, com o segmento distal deslocado – tipo IIb – ruptura do ligamento conóide e o ligamento trapezóide se mantém inserido no segmento distal, com o fragmento proximal é deslocado.
d) O tratamento da fratura distal da clavícula ainda segue controverso, com bons resultados tanto com a opção operatória quanto a opção não operatória. O grande desafio é alcançar fixação segura no fragmento lateral.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: