21185 Conhecimentos Específicos QOS > Médico - Ortopedista ombro > QOS - PROVA 2023 - Médico Ortopedia - Ombro
Em relação a vascularização do úmero proximal, é INCORRETO afirmar:
a) A artéria circunflexa posterior do úmero surge como um ramo maior no mesmo nível da artéria circunflexa anterior do úmero, na margem inferior do músculo subescapular. Ela segue posteriormente com o nervo axilar, emitindo vários ramos que perfuram o aspecto póstero-medial da metáfise proximal do úmero para contribuir com a perfusão da cabeça do úmero.
b) A osteonecrose e a pseudoartrose são duas complicações bem conhecidas das fraturas proximais do úmero. O envolvimento da artéria circunflexa anterior do úmero e da artéria circunflexa posterior do úmero tem sido investigado a fim de predizer o risco dessas complicações, principalmente a pseudoartrose. Na arteriografia em pacientes com fraturas complexas proximais do úmero, a artéria circunflexa anterior do úmero foi preservada em 85% dos casos, em oposição a apenas 20% da artéria circunflexa posterior do úmero.
c) A perfusão para o úmero proximal origina-se da terceira porção da artéria axilar, entre os músculos peitoral menor e redondo maior. Nesse nível, a artéria axilar dá origem às artérias circunflexas umerais.
d) A artéria circunflexa anterior do úmero (ACAU) e a artéria circunflexa posterior do úmero (ACPU) são ramos da artéria axilar. O ramo ascendente da artéria circunflexa anterior do úmero termina como a artéria arqueada no aspecto súperolateral do úmero proximal. A artéria circunflexa posterior do úmero fornece múltiplos ramos metafisários para o aspecto posteromedial do úmero proximal.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

      Solicitar Explicação do Professor

      Questão: