11107 Decreto-lei 4.657/1942 (LINDB) > Legislação Jurídica > Lei 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos > CEGESP - PROVA 2022
No que se refere à Lei Federal n. 14.133, de 01 de abril de 2021, que trata da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, e o Decreto-lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942, que trata sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, analise as assertivas abaixo e, na sequência, assinale a alternativa CORRETA:

I. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por 1 (um) ou mais fiscais do contrato, representantes da Administração especialmente designados, ou pelos respectivos substitutos, permitida a contratação de terceiros para assisti-los e subsidiá-los com informações pertinentes a essa atribuição, devendo, dentre outras obrigações, anotar em registro próprio todas as ocorrências relacionadas à execução do contrato, determinando o que for necessário para a regularização das faltas ou dos defeitos observados.

II. É dispensável a análise jurídica nas hipóteses previamente definidas em ato da autoridade jurídica máxima competente, que deverá considerar o baixo valor, a baixa complexidade da contratação, a entrega imediata do bem ou a utilização de minutas de editais e instrumentos de contrato, convênio ou outros ajustes previamente padronizados pelo órgão de assessoramento jurídico.

III. Será executada no Brasil a sentença proferida no estrangeiro, desde que proferida por juiz competente, dentre outros requisitos, contudo não há a necessidade de ser a sentença traduzida por intérprete autorizado nem ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

IV. Não se destinando à vigência temporária, em regra, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. Assim, a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior, contudo uma lei revogada se restaura automaticamente por ter a lei revogadora perdido a vigência.

a) Somente 02 (duas) assertivas estão corretas.
b) Somente 01 (uma) assertiva está correta.
c) Somente 03 (três) assertivas estão corretas.
d) Todas as assertivas estão corretas.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

    Explicação do Professor:

    A questão traz quatro assertivas e, logo após, indaga quantas estão corretas.

    A primeira assertiva está correta, pois traz o texto literal do art. 117, caput e parágrafo 1º da Lei 14.133/2021.

    Já a segunda afirmação também está correta, pois é idêntico ao descrito no art. 53, § 5º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

    A terceira assertiva está errada porque afirma que a sentença proferida no estrangeiro será executada no Brasil mesmo a sentença não sendo traduzida por intérprete autorizado. Essa afirmação é contrário ao descrito no art. 15, "d" da LINDB.

    Salienta-se também que a questão versa sobre a homologação da sentença pelo Supremo Tribunal Federal. Apesar do texto da LINDB trazer a expressão "Supremo Tribunal Federal" é importante ler o art. 15 com o filtro do art. 105, "i" da Constituição Federal, o qual definiu que o Superior Tribunal de Justiça realize a homologação de sentença estrangeiro.

    A quarta e última assertiva também está errada pois, apesar de trazer, corretamente, o descrito no art. 2º, caput e § 1º da LINDB, peca quando faz referência ao § 3º, do art. 2º da mesma lei, na parte final da afirmação.

    Por isso, como as duas primeiras assertivas estão corretas, a alternativa a ser assinalada é a letra "a".