12906
Doutrina Operacional > Instrução 3.03.23/2017 (Ataques a agências bancárias) > CFS - PROVA 2021
O 3º Sgt PM Lobão, recém-formado no Curso de Formação de Sargentos, foi classificado como comandante da fração destacada na cidade São João do Lugar Nenhum, substituindo o 2º Sgt PM Coelho. Eis que às 03h da manhã, em seu segundo dia como comandante da mencionada fração, criminosos pertencentes a uma quadrilha especializada em ataques a agências financeiras deram início a explosão de caixas eletrônicos na única agência bancária local. Levando em consideração a Instrução nº 3.03.23/2017-CG, de 28/12/2017 – Procedimentos operacionais em ocorrências de ataques a agências bancárias e similares, bem como o Manual Técnico-Profissional 3.04.02/2020-CG (MTP 02) – Abordagem a Pessoas, marque a alternativa CORRETA:
a) O principal objetivo a ser considerado, na fase incidental, pelo 3º Sgt PM Lobão é de garantir que os criminosos saiam o mais rápido possível do perímetro urbano, evitando o confronto, com a finalidade de prevenir o surgimento de vítimas inocentes.
b) Dentro do Plano de Defesa Territorial, o Plano de Contingência é o plano mais adequado para criar a sistematização das ações voltadas à fase repressiva. Dessa forma, é preciso que o 3º Sgt PM Lobão dê prioridade na construção do referido plano assim que tome ciência do ataque.
c) O 3º Sgt PM Lobão tem a autonomia para incrementar ao POP (Procedimento Operacional Padrão) ações não convencionais conforme a realidade, as circunstâncias e fatores locais.
d) Caso o 3º Sgt PM Lobão, juntamente com sua guarnição composta pelo Sd PM Altivo e Cb PM Vigilante, depare com parte dos criminosos entrando em uma área de mata, deverá identificar o ponto de entrada dos infratores a fim de informar o local onde irão realizar a incursão para otimizar os esforços e não serem confundidos com os marginais pelas outras equipes que chegarem posteriormente.