21090
Conhecimentos Específicos QOS > Médico - Mastologia > QOS - PROVA 2023 - Médico Mastologia
O carcinoma ductal in situ da mama (CDIS) é uma entidade à parte com características peculiares e muito diferentes dos demais carcinomas mamários. De acordo com as recomendações do Guideline do NCCN (The National Comprehensive Cancer Network®), assinale a alternativa INCORRETA:
a) A realização da biópsia do linfonodo sentinela deve ser fortemente considerada caso a paciente com diagnóstico de CDIS puro for tratada com mastectomia ou com excisão em um local anatômico que comprometa a realização de uma futura biópsia de linfonodo sentinela.
b) Para as pacientes com diagnóstico de CDIS puro submetidas a tratamento conservador da mama, a primeira mamografia de seguimento deve ser realizada de 6 a 12 meses após a cirurgia e as mamografias subsequentes a cada 12 meses.
c) A radioterapia adjuvante não está indicada em pacientes com diagnóstico de CDIS puro submetidas a tratamento conservador, independentemente do tamanho tumoral.
d) Em pacientes na pós-menopausa submetidas a cirurgia conservadora da mama para o tratamento do CDIS deve-se considerar terapia endócrina com tamoxifeno ou inibidor de aromatase.