Etapa 1 – O militar na função de selecionador mandou que o veículo Gol parasse no local ordenado. Para isso, como estava à noite, utilizou-se uma lanterna evitando apontar o foco da luz para os olhos do condutor.
Etapa 2 – O veículo parou no local ordenado. Como o veículo estava com película de proteção no veículo, o Soldado Lajes chegou próximo do veículo e bateu no vidro solicitando que o condutor abrisse a janela lentamente.
Etapa 3 – O motorista abriu o vidro e o Sd Lajes mandou que apenas o condutor desembarcasse, o que foi acatado. Cb Zoe iniciou então a busca no veículo, sendo que o motorista estava aguardando na calçada do veículo e a outra ocupante estava no interior do veículo.
Etapa 4 – A Sra Deyse, estava sentada no banco de trás do veículo durante a busca. Quando o Cb Zoe olhou para o assoalho do carro, encontrou algumas latas de cerveja vazias. Apesar de o condutor não ter apresentado sinais de embriaguez, foi trazido o etilômetro, porém o condutor se recusou a realizar o teste do etilômetro. Neste momento eu cheguei na abordagem e tomei ciência de todo o ocorrido. O Cb Zoe, após repassar a situação à mim, orientou o condutor que então iria fazer a autuação, recolhimento da CNH e retenção do veículo até a chegada de um condutor habilitado para assumir o veículo.
Etapa 5 – Porém, após a orientação do Cb Zoe, o condutor se exaltou e se apresentou como Promotor de Justiça e que caso não liberasse o seu veículo imediatamente iria dar voz de prisão ao Cb Zoe. O Cb Zoe estabeleceu diálogo amistoso, dizendo que por não o conhecer pessoalmente seria necessário a apresentação da identidade funcional. Foi confirmado pelo COPOM que realmente se trata de um promotor de justiça”.
De acordo com o Manual Técnico Profissional Nº 3.04.03/2020-CG (MTP 03), das cinco etapas narradas pelo Sargento Abas e levando em conta os procedimentos técnicos em uma blitz policial, quantas etapas estão ERRADAS, ou seja, contém algum tipo de erro técnico por parte da policia militar (em desacordo com o referido Manual):