19587 Emprego de tempos e modos verbais > Língua Portuguesa > Repetida > QOS - PROVA 2023 - Psicologia
Observe as frases a seguir e, ao final, responda o que se pede:

Quisera não viver em um mundo cheio de classificações numéricas.
Se você não tomar cuidado vira número até para si mesmo.

Marque a alternativa CORRETA. Os verbos sublinhados estão flexionados nos seguintes tempos:

a) Pretérito imperfeito do subjuntivo; futuro do presente do indicativo.
b) Futuro do presente do indicativo; presente do indicativo.
c) Futuro do subjuntivo; pretérito imperfeito do indicativo.
d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo; futuro do subjuntivo.

    Reportar Erro

    Questão:
    Tipo de Erro:

    Explicação do Professor:

    Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala). Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.

    As formas verbais “quisera” e “ficar” estão respectivamente no tempo pretérito-mais-que-perfeito do modo indicativo e futuro do modo subjuntivo.

    A) INCORRETA. A assertiva A está incorreta, pois o verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse. Já, o futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos.

    B) INCORRETA. A assertiva B está incorreta, pois o verbo no futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos. Já, o presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala.

    C) INCORRETA. A assertiva C está incorreta, pois o verbo no futuro do subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”. Já, o pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

    D) CORRETA. A assertiva D está correta, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Já, O futuro do subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”.

    Sendo assim, a alternativa que contém a resposta adequada à questão é a letra D.