I. Se, durante uma abordagem, o suspeito resistir passivamente, descumprindo os comandos do Policial Militar, deverá a guarnição entender essa atitude como indicativos de ameaça. Nesse caso, o Policial Militar deverá, inclusive, verificar se o abordado compreende o que está sendo dito, verbalizando: “Você está me entendendo?” ou, “O que está acontecendo?” ou “Está tudo bem? Você está com algum problema?”.
II. Como requisitos básicos para a intervenção policial militar, citam-se o “conhecimento da missão”, “conhecimento do local de atuação”, “postura e compostura”, “comportamento na ocorrência” e “relacionamento”.
III. Clareza, característica fundamental citada em teorias de comunicação, diz respeito a utilização de linguagem de fácil compreensão com grau de detalhamento suficiente para produzir o resultado desejado (ser prático, objetivo e direto).
IV. Dentre as etapas da intervenção policial militar, a Avaliação de Riscos é realizada a partir das informações sobre o motivo, o abordado e o ambiente.
Tendo por base o Manual Técnico-Profissional Nº 3.04.01/2020-CG (MTP 01), que trata de Intervenção Policial, Processo de Comunicação e Uso da Força, assinale abaixo a opção que contém a quantidade de assertiva(s) CORRETA(S), em relação às afirmações proferidas pelos Soldados ao final da instrução: